Dessa forma, indiretamente, o chá de valeriana pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas nas quais o aumento de pressão está associado ao estresse ou à ansiedade.
“A valeriana é uma planta medicinal, com efeito calmante. Ela vai atuar no sistema nervoso central, ajudando a reduzir a ansiedade, o estresse, a insônia, que são, de fato, fatores contribuintes para o aumento da pressão arterial. Ainda assim, é importante ressaltar: o chá de valeriana não substitui o tratamento médico de controle da pressão”, explica a nutricionista Thaís Barca, da clínica CliNutri.
Devido aos poucos estudos científicos sobre os efeitos do chá de valeriana, ele deve ser consumido com atenção e, preferencialmente, sob orientação de um profissional de saúde. De acordo com Thaís, o mais indicado é beber o chá no período noturno. Além disso, o ideal é não ultrapassar o consumo de duas xícaras por dia, com uso contínuo de, no máximo, quatro a seis semanas. O uso prolongado e excessivo pode sobrecarregar os rins e o fígado.