Cultivar uma horta em casa traz uma série de benefícios, desde o prazer de cuidar das plantas até a vantagem de ter alimentos frescos e saudáveis à sua disposição. Além de proporcionar uma alimentação mais natural, você pode cultivar hortaliças, frutas e temperos de acordo com o seu gosto, sem contar que a horta ainda traz um toque de charme e frescor ao ambiente. Independente do espaço disponível na sua casa, é possível montar uma horta gastando pouco e ainda usufruir dos benefícios que os alimentos orgânicos proporcionam. Veja como criar sua própria horta em casa de forma simples e prática.
1. Escolha do local
Para começar o seu cultivo, escolha um espaço na sua casa que ofereça condições ideais para o crescimento das plantas. O local deve receber pelo menos 4 a 6 horas de luz solar direta por dia, essencial para o bom desenvolvimento de muitos alimentos. Para quem mora em um apartamento, use vasos ou jardineiras e coloque-os perto de janelas ensolaradas, ou, se possível, em varandas e sacadas, onde a incidência de luz é mais intensa.
2. Escolha das plantas
Se você tem pouco espaço, comece com ervas pequenas que podem ser cultivadas em vasos ou jardineiras, como manjericão, hortelã, alecrim e orégano. Pense também nos legumes e hortaliças que você utiliza com frequência e que podem ser cultivados na sua casa, como alface, tomate-cereja, cebola e espinafre. Considere também a manutenção, pois algumas espécies exigem mais cuidados, enquanto outras são mais fáceis de cultivar. Assim, você garante uma horta produtiva e adequada à sua rotina!
3. Prepare o solo
Para plantar em um canteiro, afrouxe o solo com uma enxada ou garfo de jardim. Isso ajuda a soltar a terra compactada, permitindo que as raízes das plantas se espalhem com mais facilidade. Adicione composto ou adubo orgânico para enriquecer. Ao preparar o solo para vasos, certifique-se de que o recipiente tenha furos no fundo e coloque uma camada de pedras para ajudar na drenagem. Misture terra vegetal com composto orgânico para criar um substrato nutritivo e pronto para receber suas plantas.
4. Plantio
Siga as orientações de profundidade de plantio de cada espécie e espalhe-as adequadamente. Se for plantar sementes, certifique-se de enterrá-las na profundidade correta e cubra-as suavemente com terra. Escolha vasos grandes o suficiente para as plantas que você pretende cultivar. As raízes precisam de espaço para se desenvolver. Para vegetais como alface, tomate e cenoura, é ideal usar vasos de pelo menos 20 a 30 cm de altura e largura. Para facilitar marque cada tipo plantado com uma plaquinha. Isso ajuda a lembrar as espécies cultivadas e a ajustar a quantidade de luz, água e nutrientes para cada planta.
5. Cuidados
Regue com frequência para manter o solo úmido, mas sem encharcar – a maioria das plantas precisa de água pelo menos três vezes por semana, mas isso pode variar conforme a espécie e o clima. Adicione adubo de tempos em tempos para garantir que suas plantas recebam os nutrientes necessários. E faça a limpeza periódica de folhas e galhos secos para estimular o crescimento e evitar pragas.
6. Colheita
O momento da colheita é um dos mais gratificantes da horta! As ervas podem ser colhidas assim que atingirem um tamanho adequado, sempre cortando as folhas com cuidado para estimular novos brotos e manter a planta saudável. Já os vegetais e hortaliças devem ser colhidos conforme amadurecem. Alfaces e folhas verdes podem ser retiradas aos poucos, mantendo a planta produtiva por mais tempo. Aproveite e saboreie o frescor dos alimentos cultivados por você!
Montar uma horta em casa e aproveitar todos os seus benefícios é muito simples, não é mesmo? A horta pode ser feita em qualquer cantinho, ou seja, no quintal, em canteiros ou em vasos.
Agora que você já sabe como montar uma horta em casa, é só escolher o que plantar e começar o cultivo. Que tal começar por um vegetal fácil de cultivar? Veja dicas para aprender como plantar alface!