Bicarbonato e vinagre são eficientes para remover gordura? Especialista explica | Smart


Segundo João Pedro Fidelis Lucio, responsável técnico da rede de limpeza Maria Brasileira, a misturinha “não é segura nem eficiente”. Além de não ser capaz de remover gordura pesada e carbonizada, o truque caseiro pode trazer riscos à segurança e à saúde. “Quando o bicarbonato de sódio entra em contato com o vinagre, ocorre uma reação que libera dióxido de carbono (CO₂), o famoso “efeito efervescente”. Essa mistura pode causar a pressurização de recipientes fechados, levando a explosões ou estouro de frascos, e provocar sufocamento em ambientes muito pequenos e mal ventilados, se usado em excesso”, completa.

Há também pessoas que adicionam água quente à mistura para potencializar seu efeito. Sobre isso, o especialista alerta: “Pode gerar vapores perigosos, com risco de inalação acidental ou queimaduras por respingos”. Optar pelo limão também não é uma boa ideia. “O limão também é um truque caseiro bastante popular, mas, na prática, não é eficiente, pois não tem a capacidade de remover gordura pesada”, diz.

“Outra dica interessante é, sempre que usar o forno ou outro eletrodoméstico, especialmente quando fizer algo com molho ou muito engordurado, fazer a limpeza logo após o uso, assim evitamos o acúmulo de gordura e a dificuldade da remoção. A prevenção é sempre uma ótima opção”, revela João Pedro.



Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *